quarta-feira, 17 de março de 2010

Gravidez na Adolescência


A gravidez na adolescência pode acontecer por vários motivos: porque não foi usado qualquer tipo de contraceptivo, porque o método contraceptivo falhou ou pela sua má colocação/aplicação. Se ocorreu alguma destas situações e o período menstrual não aparece na devida altura, a primeira atitude a tomar é fazer um teste de gravidez para depois, e mediante o resultado, tomar as devidas decisões.
O medo de contar aos pais, de ser “apontado” pelos colegas da escola e pelos professores, pode ser uma experiência bastante traumatizante e temerosa, fazendo com que os adolescentes deixem protelar esta situação e não procurem ajuda.
Contudo, o adolescente não tem que passar por este processo sozinho, para além de poderem contar com a ajuda de alguém em quem confiem, podem recorrer a serviços anónimos, confidenciais e gratuitos (por exemplo, consultas de atendimento a jovens nos centros de saúde, linhas telefónicas de apoio e encaminhamento, serviço de psicologia ou gabinete de apoio ao aluno, nas escolas) que os poderão ajudar e orientar.

Sem comentários:

Enviar um comentário