segunda-feira, 22 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
Gravidez na Adolescência
A gravidez na adolescência pode acontecer por vários motivos: porque não foi usado qualquer tipo de contraceptivo, porque o método contraceptivo falhou ou pela sua má colocação/aplicação. Se ocorreu alguma destas situações e o período menstrual não aparece na devida altura, a primeira atitude a tomar é fazer um teste de gravidez para depois, e mediante o resultado, tomar as devidas decisões.
O medo de contar aos pais, de ser “apontado” pelos colegas da escola e pelos professores, pode ser uma experiência bastante traumatizante e temerosa, fazendo com que os adolescentes deixem protelar esta situação e não procurem ajuda.
Contudo, o adolescente não tem que passar por este processo sozinho, para além de poderem contar com a ajuda de alguém em quem confiem, podem recorrer a serviços anónimos, confidenciais e gratuitos (por exemplo, consultas de atendimento a jovens nos centros de saúde, linhas telefónicas de apoio e encaminhamento, serviço de psicologia ou gabinete de apoio ao aluno, nas escolas) que os poderão ajudar e orientar.
Direito à Privacidade
Todas as pessoas, independentemente da idade, têm direito à sua privacidade, á reserva da sua vida privada e familiar.
Falar da vida privada de alguém, expondo ou difamando socialmente é um crime que pode ser punido por lei.
Este crime consiste na ofensa à honra de alguém através da exposição pública de um facto, quer sob suspeita ou formulação de um juízo.
Pressão Sexual
A decisão de um envolvimento sexual deve ser muito bem pensada, sendo esta escolha individual e tomada com bastante maturidade, quer se seja rapariga ou rapaz.
A pressão sexual acontece sempre que um indivíduo não estando preparado para ter um relacionamento sexual é sujeito a pressão por parte do namorado(a) para se envolver sexualmente ou para ter outro tipo de experiências sexuais. A pressão sexual também pode acontecer através do grupo de amigos, quando estes contam as suas relações sexuais ou relacionamentos amorosos, fazendo com que os outros se sintam inferiores ou envergonhados por não partilharem destas experiências.
O “saber esperar” pela altura certa e pela “pessoa certa” é sinal de maturidade e crescimento e mesmo depois de iniciada a vida sexual, têm sempre o direito ao “não”.
Aulas de Substituição
Subscrever:
Mensagens (Atom)